Home
>
Notícias
>
Cobertura Especial
>
Assembleia Eclesial retoma Conferência de Aparecida: 'ainda há muito a oferecer à Igreja'
Assembleia Eclesial retoma Conferência de Aparecida: 'ainda há muito a oferecer à Igreja'
Para Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, é preciso estar atentos ao apelo do Papa e avaliar aspectos do documento de Aparecida que 'não foram assumidos'.
Há 3 anos - por Cléo Nascimento
"O Papa Francisco nos pede que retomemos o documento de Aparecida, porque ele contém uma riqueza muito grande, que talvez não tenha sido ainda absorvida bastante. E esse documento ainda tem muito a oferecer para a Igreja em nosso continente e continua muito atual", pontuou o arcebispo de São Paulo.
O anseio de "reavivar o espírito" da Conferência de Aparecida foi demonstrado por Francisco no primeiro parágrafo de sua mensagem aos participantes da Assembleia, acompanhado do desejo de "impulsionar uma Igreja em saída sinodal".
Dom Odilo Scherer ressaltou que é preciso fazer uma avaliação dos resultados alcançados pela V Conferência, mas também entender de que maneira as propostas e conclusões do Documento de Aparecida já influenciaram a vida da Igreja na América Latina, seja no âmbito pastoral, como da evangelização.
"Mas pede o Papa também que avaliemos aqueles aspectos que, por acaso, ainda não foram assumidos bastante e que devem ser assumidos mais para produzir o seu fruto", pontuou.
Ainda sobre o documento, Dom Odilo disse que os grupos de trabalho retomaram um dos conceitos importantes da Conferência de Aparecida: o da conversão pastoral.
“A Igreja como um todo é convidada a se rever, a se renovar, e, portanto, a se voltar mais e mais para Jesus Cristo e renovar a sua adesão a Jesus Cristo e ao Evangelho”, explicou o Cardeal.
Para ele, a conversão pastoral requer atitudes como “mudar os métodos da pastoral, o foco, as atenções da pastoral, o jeito da pastoral”. Movida por esta conversão, que deve ser missionária, “nossa Igreja não pode se entender como uma Igreja que já está pronta, já cumpriu sua missão”, salientando que “tudo na vida da Igreja deve ter a sua dimensão missionária”.
Comentários
- Esta notícia ainda não tem comentários. Seja o primeiro!
Mais lidas
-
1
Notícia
Entidades da Igreja Católica divulgam carta em defesa do Projeto de Lei das Fake News
Declaração tem intuito de sensibilizar a sociedade e grupos religiosos para a importância de nova legislação
Há 2 anos -
2
Notícia
Governança Eclesial: transparência e responsabilidade nas organizações religiosas
Faculdade Católica de Santa Catarina está com inscrições abertas para curso de pós-graduação na área, com início previsto para 2024
Há 1 ano -
3
Notícia
Emissoras de rádio da Diocese de Guarapuava focam na sustentabilidade e eficiência energética
Instalação de parque para geração de energia fotovoltaica poderá reduzir em 85% os custos com energia convencional
Há 1 ano -
4
Notícia
Rede Evangelizar inicia 2023 com presença em mais de 4.700 cidades
Maior rede de distribuição de conteúdo católico alcança, por ondas de rádio, sinais de TV, streamings e aplicativos, cerca de 195 milhões de brasileiros
Há 2 anos -
5
Reportagem
Trabalhar juntos e na diversidade é desafio e proposta central para Signis Brasil em 2023
Nova diretoria da associação prevê chegada de novos projetos, sem abrir mão das iniciativas empreendidas na gestão anterior.
Há 2 anos -
6
Notícia
Cinema: documentário sobre Carlo Acutis estreia no Brasil
'O Céu Não Pode Esperar' conta a história do jovem beato, considerado padroeiro da internet e conhecido como 'influencerr de Deus'
Há 1 ano